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Atlantis (Sólon Interface)
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Atlantis (Sólon Interface)

Ambiente audiovisual interactivo / Interactive audiovisual environment

Código, Computador, Projecção vídeo HD e som stereo, Inox, Electrónica, Elásticos.

Code, Computer, HD video and stereo sound projection, Inox, Electronics, Elastics.

Atlantis (Sólon Interface) 2016

An interactive suspended tetrahedron with electronics becomes the interface which allows users accompanied by Sólon’s robotic voice to embark on a scholastic voyage of labyrinthine adventure in the quest of the lost city of Atlantis. By collecting oricalcum, and taking it to the temple in the center of the tri-concentric city on the static seas, visitors appear to time travel backwards to what appears to be the original Atlantis.

Os navegadores virtuais no século XXI encontram mapas que os transportam a um dispositivo desconhecido. Aparentemente o dispositivo permite acompanhar de perto e na primeira pessoa uma experiência do ambiente dos relatos de Platão. Mitos de uma civilização desconhecida, avançada e já desaparecida, organizada em cidades-estado tri-concêntricas, detentora de tecnologias e costumes inauditos. O dispositivo aparenta ter alguns erros. Suspende o tempo pelo espaço, e há relatos de confluências e momentos diacrónicos a ocuparem a mesma região espacial. Numa única noite de infortúnio, o mar destruiu cataclismicamente a cidade, cujos resquícios são milenarmente absorvidos pela terra e arqueologicamente construídos pelo artista. Até hoje, não se sabe ao certo se o dispositivo presente nesta exposição aponta para este lugar cartografado, mas estamos parados no tempo de um desses momentos, a jogar histórias e fragmentos de objectos que comunicam de forma arcaica e enigmática entre si na senda da cidade mítica.

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